Skip to main content

Saiba mais sobre o Peso padrão classe F1

| Blog

Dentre os vários tipos de pesos padrão para balança, uma classe de exatidão em especial é o tema deste post: trata-se do peso padrão classe F1, ou o peso padrão de classe de exatidão F1, fabricado de 1mg a 20kg, onde os pesos padrão de 1mg a 500mg são feitos em fios metálicos de Ni-Cr (Níquel-Cromo). 

Antigamente tinha-se também a opção destes pesos padrão menores no formato de “chapinha”, em alumínio, mas este material é muito inferior ao de Ni-Cr e o próprio formato acaba sendo pior pois sua superfície de contato é muito maior, o que prejudica no acúmulo de sujeira, gordura e particulados. Como o fio de Ni-Cr acumula menos impurezas, acaba conservando o peso padrão por mais tempo da forma ajustada e calibrada. 

Os pesos padrão maiores (de 1g a 20kg) são no formato mais tradicional que conhecemos e deve guardar sua forma e proporção de acordo com a Portaria INMETRO 289/21 e a Recomendação OIML R111. Geralmente se adquire esses pesos padrão com estojo, pote de guarda ou mesmo em maletas para a devida proteção, junto de pinça a-magnética ou luva para a correta manipulação destes.

Mas quais seriam as funções práticas deste peso padrão classe F1? Muitas, a começar pelo fato de ser referência para as classes de exatidão F2 e M1.

O peso padrão classe F1 também é muito utilizado pela indústria e laboratórios, sendo referência obrigatória para balanças semi-analíticas que precisam ter seu controle regulado e qualidade atestada.

Cada empresa tem seu próprio processo de qualidade (ou SGQ), mas uma forma geral de ajuste de balanças analíticas é colocar o peso padrão classe F1 no centro da balança e esperar o tempo de estabilização desta (cada modelo e fabricante tem seu tempo, uma média geral é o tempo de 20s), anotar o valor, retirar o peso e repetir a operação em alguns instantes após este processo. A boa indicação da balança será o quanto esta se aproxima do valor do peso padrão classe F1 descrito no certificado de calibração. Uma boa indicação que a balança está ok é quando ela tem boa repetitividade, ou seja, quando resultados obtidos de um mesmo peso padrão demonstram altas semelhanças entre si.

Em todo o caso, o peso padrão sempre será sua referência. Pegue o caso de uma balança muito utilizada no mercado hoje: uma de peso máximo 320g e valor d=0,001mg (classe fina ll). Pode-se sim ter uma coleção inteira de pesos padrão, mas muitas vezes, com o orçamento limitado, usa-se um kit que possa atender as principais faixas de medição da balança. 

Como a faixa de pesagem neste caso muda 3 (três) vezes (de 0 a 5.000e; de mais 5.000e até 20.000e, e de mais de 20.000e até 100.000e), recomenda-se alguns pesos – e combinações entre estes – para que se atinja todas as faixas de uso desta balança; no caso, os pesos padrão classe F1: 20mg, 20g, 50g 100g e 200g.

Esta é a combinação-base ideal para quem utilizará uma balança deste tipo. E este é só um pouco da larga utilização destes pesos padrão. Na Quanto Brasil fabricamos pesos padrão F1 com o maior rigor de qualidade do mercado, com o ajuste finíssimo e acabamento que nos tornaram famosos na Indústria. Fale com nosso pessoal e adquira o Peso padrão F1 que melhor lhe servir.