Skip to main content

Vamos precisar de pesos, e agora?

| Blog

 

O Brasil, apesar de ter uma industrialização tardia, nos idos de 1930 somente, é um pais que hoje prima por sua excelência e competitividade no setor industrial do globo, e é tido, desde os anos 1990, como um dos melhores países do mundo para se investir e instalar indústrias.

Tal competitividade requer sistemas de qualidade cada vez mais atualizados e precisos, de forma a responder a alta demanda requerida.

Isso faz emergir uma corrida pela qualidade, quase sempre contra o tempo, e uma atenção quase que holística aos processos de qualidade que afetam o cliente.

Uma das etapas que são cruciais a esse tema diz respeito a equipamentos de controle e medição, especificamente, os pesos padrão.

Para sua empresa ter uma precisão de qualidade, você precisará adquirir pesos padrão para balanças. Nessa hora, seja através da recomendação de um consultor de qualidade, seja através do setor técnico da empresa, vai surgir ao departamento de compras ou ao responsável técnico a demanda por pesos.

Problema comum: empresa passa por auditoria, vai implantar SGQ e é dito para o técnico ou comprador “que vão precisar de pesos padrão para balança”. E agora?

“Moleza, é comprar alguns pesinhos!!“ – tarefa simples, alguém pode pensar. Muitas vezes a parte mais comum dessa história é o comprador ou o técnico responsável fazer uma busca na internet para encontrar onde tem o tal peso para balança. Outras vezes se tem a indicação de onde encontrar o peso.

Mas uma vez encontrado, se descobre que existe mais de um tipo de peso padrão e surge a indagação de qual peso padrão comprar? Seria somente um? Ou kit? Quem sabe, uma coleção completa? Aí se cobriria todas as aplicações de uso, certo? Mas e se… fosse comprado da classe de exatidão incorreta? Haveria alguma forma de ter utilidade para aqueles pesos padrão?

São muitas perguntas possíveis – e técnicas – para uma tarefa simples. Mas como saber?

Nosso blog se propõe a responder estas e muitas outras questões, nossos vendedores técnicos estão atentos para tendências do mercado e questões técnicas das mais diversas.